top of page
  • Foto do escritorJulia Fortuna

User Research e o Behaviorismo

Recentemente assisti uma aula com Tomer Sharon na qual o mesmo citou o método Behaviorista como um princípio a se aplicar no UX Research.


Mas qual a relação entre pesquisa com o usuário e a teoria Behaviorista?



O Behaviorismo (termo descendente de "behavior", que significa "comportamento" em português) é um movimento que iniciou há mais de 100 anos atrás e têm como princípio a observação do comportamento humano acima dos eventos que se situam na mente das pessoas.


Trazendo isso para o contexto de Experiência do Usuário, a teoria reforça a importância da pesquisa baseada no comportamental do usuário acima de seus desejos, pensamentos e falas.


Necessidade é aquilo que surge diante de um problema, enquanto o desejo é sobre querer algo que eu acho que preciso.


As necessidades geralmente são estáveis diante de problemas. Existem necessidades que tínhamos há 1000 anos atrás e que ainda possuímos hoje em dia, como por exemplo, se aquecer no frio.



Já os desejos são considerados instáveis. Por exemplo: eu posso desejar me aquecer com um suéter hoje, mas posso ver uma propaganda online sobre uma jaqueta quentinha da moda e desejar adquiri-la no dia seguinte.



As necessidades de um usuário podem ser mapeadas por meio de pesquisas e testes, tendo como foco o estudo comportamental. Já os desejos podem podem mudar rapidamente conforme gostos, aversões ou até mesmo propagandas de marketing.


Priorize entender o comportamento do seu usuário, suas necessidades e desafios 😉



9 visualizações0 comentário

Opmerkingen


bottom of page