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Estudo de Caso: App Buser

Este projeto foi um estudo de caso desenvolvido no curso de Design Visual da Unochapecó, orientado pelo professor Henrique Telles Neto na matéria de Interfaces Digitais.

"A Buser é uma empresa brasileira que oferece um aplicativo para telefones celulares no qual é possível comprar passagens para diversas cidades brasileiras a preços mais baratos do que o valor base cobrado pelas empresas de viação tradicionais. É conhecida como 'Uber de ônibus'." (Wikipédia).

O objetivo deste projeto era propor o "redesign" de um site ou aplicativo, utilizando metodologia e ferramentas de UX e finalizando com um protótipo em UI.

Meus primeiros passos foram buscar entender com qual nicho de mercado e aplicativo eu trabalharia no projeto. Após utilizar o app Buser para uma viagem e passar pela experiência de uso, enxerguei a oportunidade de utilizá-lo como modelo de estudo neste trabalho.

Em seguida, tratei de estudar o aplicativo, sua identidade visual e design system, suas interações, a maneira com que se comunicava com o público e o seu desempenho.
Também apliquei uma pesquisa de benchmarking para entender como concorrentes vinham desenvolvendo e entregando seus produtos. Observei vários pontos, semelhantes e divergentes, em diversos aplicativos e sites concorrentes, documentei estes levantamentos e transformei-os em uma planilha para analisar os resultados.

Depois dessa análise, busquei trazer as Heurísticas de Nielsen ao projeto para comparar e analisar o produto existente e entender quais pontos poderiam ser melhorados ou mantidos. Também busquei alguns comentários em lojas de aplicativos para ter um pouco de contato com os usuários e suas opiniões.

Com as ideias mais claras, pontos de melhoria e insights obtidos, cheguei na etapa da construção de um fluxograma (devido ao prazo de entrega do projeto, não era possível fazer o redesign do aplicativo por completo, mas de algumas de suas principais etapas). Assim, comecei a desenhar seu fluxo, iniciando pela tela de carregamento (loading), passando pelas etapas de cadastro, login, tela inicial, busca de passagens e retornos (sucesso, erro, etc...)

Através do fluxo desenhado, pude dar início aos wireframes e protótipos em baixa fidelidade, passando pelas etapas propostas no fluxograma.
Por fim, cheguei a um protótipo interativo e em alta fidelidade.

É válido ressaltar que as intenções deste projeto são inteiramente acadêmicas.

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